Make your own free website on Tripod.com

<br

Uma criança morre de fome no mundo a
cada sete segundos, diz ONU

15/10/2003

GENEBRA, 15 out (AFP) - Uma criança morre de fome no mundo a cada sete segundos, segundo o representante especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler.

"A cada sete segundos, em algum lugar do mundo, uma criança de menos de 10 anos morre diretamente ou indiretamente de fome", destacou Ziegler ao apresentar seu terceiro relatório anual ante as Nações Unidas.

A cada dia, 100.000 pessoas morrem de fome ou de suas conseqüências, e alguém morre a cada quatro minutos por falta de vitamina A, segundo Ziegler, que também revelou que o número de pessoas com carências alimentares passou de 815 milhões em 2001 a 840 milhões em 2002.

Ziegler também acredita que não será cumprido o objetivo da comunidade internacional de reduzir pela metade até 2015 o número de pessoas que sofrem da fome.

"Essa situação é absurda: a FAO (Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação) disse que o planeta poderá alimentar sem problemas 12 bilhões de seres humanos, mas não passamos de 6,2 bilhões", lamentou o suíço.

Ziegler denunciou o papel das empresas multinacionais, considerando que "o capital privado tem um papel absolutamente essencial na privação do direito à alimentação no mundo".

"Uma criança que morre de fome é assassinada por ordem mundial", finalizou.

Retirado de http://www.aleitamento.org.br

5-3MC1

Bruno Gallas
Felipe Brunholi
Gustavo Sozzi
Marcela Fassina
Roberto Mellão
Tauan Mendonça